Matérias e Artigos
Debate sobre DIREG-RS marca nova etapa das regionais do INPI
Conhecer a realidade para melhor transformá-la. Este foi o objetivo da conversa do presidente do INPI, Otávio Brandelli, com as responsáveis pela Divisão Regional do Instituto no Rio Grande do Sul (DIREG-RS), em Porto Alegre. A mudança pretendida tem o objetivo de, inicialmente, garantir plena estrutura de funcionamento aos escritórios do INPI nos estados e, em seguida, repensar a estratégia de atuação do Instituto nestes locais.
Seguindo esta linha, em encontro com a responsável pela regional, Maria Isabel Toledo, e sua substituta, Julieta Macedo, Brandelli abordou os planos para formar um Grupo de Trabalho para o redesenho da regional e discutir temas administrativos, ou seja, que visam ao melhor funcionamento no local em termos de estrutura e pessoal.
Além disso, o presidente reforçou uma das prioridades do INPI para 2014: a divulgação da informação tecnológica. Nessa esteira, foi citado o convênio que a divisão firmou com a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).
Com o acordo, o examinador de patentes Wilson Fogazzzi visitará membros da Federasul, apresentando palestras para explicar a importância da patente para a sociedade, como fazer um pedido e quais as vantagens de fazer buscas nos documentos de patentes. A DIREG do Rio Grande do Sul é a segunda no País que mais recebe pedidos de patentes. Em 2012, foram 823 pedidos. Os números de 2013 ainda estão sendo fechados.